EMDR

EMDR é um método contemporâneo, oriundo do campo da neuropsicologia, que tem como principal enfoque o reprocessamento emocional de traumas com uma abordagem focada e direcionada. 

Além disso, com validação pela OMS apresenta excelentes resultados para quadros psicopatológicos mais crônicos como: fobias, transtornos de ansiedade, depressão, fibromialgia, transtornos de estresse pós traumáticos, transtornos de comportamento entre outros.

EMDR significa “Eye Movement Desensitization and Reprocessing”, em português, “dessensibilização e reprocessamento por meio de movimentos oculares”. É uma abordagem terapêutica que foi desenvolvida por Francine Shapiro em 1987 para ajudar pessoas que sofrem de transtornos de estresse pós-traumático (TEPT) e outros distúrbios emocionais.

O EMDR é baseado na ideia de que quando uma pessoa passa por um evento traumático, as informações sobre o evento ficam mal processadas no cérebro, o que pode resultar em sintomas de ansiedade, pesadelos e flashbacks. A técnica envolve estimulação bilateral do cérebro, geralmente por meio de movimentos oculares, para ajudar a processar as informações traumáticas de forma mais adaptativa.

Durante uma sessão de EMDR, um terapeuta treinado ajuda o paciente a lembrar do evento traumático enquanto eles movem os olhos de um lado para o outro. O processo ajuda o cérebro a processar as informações de maneira mais adaptativa, o que pode reduzir a intensidade dos sintomas associados ao evento traumático. O EMDR também pode ser usado para tratar outras condições como dor crônica e dependência química.

Iniciar Chat
Precisando de ajuda?
Olá, Precisando de mais informações? Fale Conosco via WhatsApp